Panejamento de evangelização em cemitério no dia de finados

PROJETO DE EVANGELISMO A TROMBETA DE DEUS.
LIVRO VIRTUAL Nº 15
ASSUNTO: PLANEJAMENTO DE EVANGELIZAÇÃO NO CEMITÉRIO NO DIA DE FINADOS

OBSERVAÇÃO:
(Antes de iniciar este referido assunto, esclareço de que este Evento supracitada foi Real e as fotos aqui usadas são para fins didáticos para facilitar a compreensão, bem como o mapa, os formulários e o esquema tudo são também reais, e têm como finalidade para que você possa melhorar este devido Planejamento de Evangelização no Cemitério nos dia de Finados).

INTRODUÇÃO:
Já fiz muito tipo de Evangelização quer seja em Presídios, Culto ao Ar Livre, Evangelização em Rádios, Evangelização de Rua Casa por Casa, Etc, porém a Evangelização no Cemitério é um tipo de Evangelismo que muito me atingiu profundamente ao falar de JESUS CRISTO isto porque percebe-se que quando a pessoa chega no Cemitério é feito uma abordagem Evangelística, e neste instante apresenta uma situação bem diferente quando a pessoa sai do Cemitério, este fato me chocou muito ao Evangelizar um Casal que estava saindo do Cemitério, quando comecei a falar de Jesus Cristo e olhei para dona ela estava com as lágrimas correndo pelo rosto em razão de ter ido visitar o túmulo de alguém, Eu estava com folheto Evangélico dei um para ele e outra para ela, e percebendo o estado emocional da dona eu nem comentei o que estava escrito no folhelho lembrei desse versículo aqui veja:

João 16:33 ACF
Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

Expliquei que em JESUS CRISTO mesmo perante aflições que nos cerca é possível ter PAZ porque Cristo é Paz, e nos dá desta Paz para podermos suportar estas aflições, e perante tudo isto é possível em Cristo nos termos Felicidades, ainda que nós estamos perante esta aflições.

Quando falei isso olhei para o Casal pela qual Anunciava as Boas Novas de Salvação em Cristo, os mesmo deu toda a atenção, mais quando olhei a dona vi novamente as lágrimas correrem de seus olhos, e naquele momento senti também muita tristeza e pude ver que naquela hora era eu que necessitava da paz de JESUS CRISTO neste instante pude perceber o quanto é difícil EVANGELIZAR EM CEMITÉRIO, daí voltei a explicar o Folheto Evangélico que tinha entregado aos mesmos, e com base em João 3:16 perguntei ao Jovem Casal se Aceita a Jesus Cristo como Salvador de Sua Vida Pessoal, ambos responderam que sim. Disse ao mesmo que temos várias igrejas e que eu ia dizer para o Pastor Supervisor que avisa ao Pastor da Igreja mais próxima da casa deste Casal para fazer uma visita, porém necessário é que eu anote o endereço, dito isto o Casal aceitou a Visita e então preenchi o formulário do Endereço, agradeci pela atenção dada e me despedi do Casal. Veja na Foto n° 7, este dito formulário.

Tenho por diversas vezes junto às mais diversas Igrejas realizados o Evangelismo quer seja na Classe Social, baixa, média e alta, e geralmente em Bairros de maior pobreza e que dá mais atenção ao Evangelho de JESUS CRISTO, porém é pouquíssimo mesmos as Pessoas em Classe Social Alta, nos dar atenção, porém o Casal Jovem tinha aparência de ser Pessoas mais Ricas, e deu toda a devida atenção quando Anunciamos as Boas Novas de Salvação ou seja tanto as Pessoas Pobres como Ricas deram toda a devida atenção, e isto me chamou a atenção para que nós não só fazemos o Evangelismo no dia de Finados, mais também constantemente, para assim aproveitar esta forma com que as Pessoas nos dão a atenção ao ouvir falar do Evangelho, (pensa nisto). Muitas vezes os interfones, câmeras etc, são obstáculos ao Evangelho de Cristo, isto nos dá uma resistência para muitas pessoas não quererem dar a atenção e tornando-se difícil mesmo, com raríssima exceção, por isto temos sim que variar também a estratégia do Evangelismo. Jesus Cristo usou da cura do milagre da multiplicação de alimentos etc, para que também as Pessoas pudessem dar a devida atenção e acreditar em JESUS CRISTO, isto para mim são variações de ações do próprio Cristo para as Pessoas terem Fé em Cristo.

Este fato ficou gravado na minha mente e no meu coração, em ver como que a Desobediência da Raça Humana Deus colocou a MORTE, porém pela mesma atitude de Deus, também tem GRAÇA, MISERICÓRDIA E PERDÃO, em oferecer o sacrifício de seu Filho Primogênito JESUS CRISTO, e ainda mais diz a Palavra de Deus que Deus teve o prazer na morte de Cristo, tudo isto para ver o quanto DEUS NOS AMA E ENTÃO a partir da morte e ressurreição de JESUS CRISTO, a MORTE não tem a última Palavra a Última Palavra é de JESUS CRISTO, isto porque veja a PALAVRA DE DEUS em:

1 Coríntios 15:22

“Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.”

Então se em Adão todos Seres Humanos morrem mais em Cristo todos Seres Humanos volta a ter VIDA, CRISTO Ressuscitou, logo todos também Ressuscitará com exceção dada no Livro de Isaías, muito bem as pessoas que aceita a Cristo como Salvação vão para sempre ter a Vida Eterna com Cristo, e as pessoas que não aceitarem a Cristo vão passar a Eternidade no Lago de Fogo para sempre.

Tudo isto é uma dinâmica que tem que ser devidamente resumida para que possa ANUNCIAR AS BOAS NOVAS DE SALVAÇÃO nos Cemitérios ou aonde for.

Muito bem exposto tudo no acima citado então agora passaremos ao assunto propriamente dito que é:

PLANEJAMENTO DE EVANGELIZAÇÃO NO CEMITÉRIO DIA DE FINADOS.

DAS FASES DO PLANEJAMENTO DESTE TIPO DE EVANGELISMO.

– PRIMEIRA FASE:

Uma Semana antes que antecede ao Dia de Finados, toda a igreja deve:
– Tirar um momento para ORAR A DEUS, com a finalidade desta Evangelização, e também INTERCEDER A DEUS, pelas famílias que irão visitar o Cemitério. Lembrando ainda que não se trata de Culto aos mortos isto não existe, o que se trata é evangelizar as pessoas que ainda estão com vidas, porque depois de morrer segue-se o Juízo portanto a Salvação se refere a pessoa Viva e não morta.
– Tira também um momento para jejuar.
– Procura se santificar mais.

– SEGUNDA FASE DESTE PLANEJAMENTO:
Tenha reunião com quem vai fazer este tipo de Evangelismo, dando a ciência a todos da existência deste Plano de Evangelismo no Cemitério com os seus mínimos detalhes.

Veja abaixo o Mapa de Nº 1 a distribuição dos locais de todas as Equipes do Evangelismo no Cemitério Jardim das Palmeiras na Cidade de Campo Grande, MS. (Realmente aconteceu este Evangelismo, por isto para fins didático e que alguém possa melhorar tudo isto, é que estou postando. Na intenção de ser útil na OBRA DE DEUS.)

LEGENDA DO MAPA Nº 1:
O Nº 1, ficará uma Equipe denominada Equipe n° 1, em razão de que muitos veículos estacionam nesta Localidade e as pessoas que chegarem ou saírem desta localidade marcada no nº 1, a Equipe n°1 fará a Abordagem Evangelística.

O Nº 2, Ficará uma Equipe denominada de Equipe nº 2, também é muito movimentada de carros estacionado nesta localidade, bem como tem barracas de comércios um bom local para fazer a Abordagem Evangelística tanto para quem chega como também para aquelas Pessoas que vão embora.

O Nº 3 é outra extremidade do Cemitério Jardim das Palmeiras, a Equipe de nº 3 ficará movimentando nesta localidade estas duas quadras, realizando a Abordagem Evangelística.

O Nº 4, denomina-se a Equipe de n°4 , deve ficar posicionado nesta localidade em frente ao Cemitério, pelo lado de fora também tem uma entrada que não é a principal, mais que circulam várias pessoas, esta Equipe denominada de Equipe nº 4, deve ser no mínimo de três a quatro pessoas em razão de ter bastante pessoas que passam por esta localidade.

O Nº 5, É a Equipe denominada de Equipe Nº 5, nesta localidade, é o ponto máximo de movimentos de pessoas pois próximo a este local tem o ponto de ônibus, e mais a entrada Principal do Cemitério então esta Equipe nº 5 deve ter várias pessoas de 4 a 5 pessoas, e deve ficar junto a Mesa que contém águas minerais, e muitas pessoas para a fim de tomar água e neste instante deve ser feito a Abordagem Evangelística. (Água doada gratuitamente a quem quiser).

O Nº 6, constitui a Equipe nº 6, que é composta de um motorista e um ajudante é a localidade do veículo que está estacionado e serve de apoio ao Evangelismo, portanto o motorista deve estar nesta localidade a partir das cinco horas, caso contrário não terá mais vaga para estacionar o veículo. Portanto a Mesa com o isopor de água deve estar exatamente na frente do carro estacionado, mais em cima da calçada, é bom também levar várias cadeiras.

DA FOTO Nº 1, aproveitando esta ideia desta foto é muito interessante que se tenha a Identificação do MINISTÉRIO DA IGREJA QUE VAI EVANGELIZAR, para que as pessoas ficam sabendo da ORIGEM de Toda as Equipes envolvido nesta Trabalho da OBRA DE DEUS.

DA FOTO Nº 2, veja no Mapa nº 1, em que está marcado o número 6, é o local exato onde esta Mesa está instalada, este é o local mais apropriado mesmo porque é nesta região em que está concentrada a maior parte das pessoas que passam por esta localidade.

DA FOTO Nº 3, os copos de águas minerais para distribuição gratuita.

DA FOTO N 4, Toda a Equipe de Evangelismo parte do Setor C1 e Setor I da IEADMS.

DA FOTO N 5, pessoas que foram visitar o Cemitério a Equipe distribuindo copos de águas minerais.

O Nº 7, é a Equipe nº 7 que irá fazer a Abordagem Evangelística para Anunciar as Boas Novas de Salvação em Cristo, esta ficara do outro lado da Mesa bem próximo a mesma.

DA DISTRIBUIÇÃO DE OBJETOS DOS MEIOS AUXILIARES PARA AJUDAR NESTE TIPO DE EVANGELISMO.

Esquema N 1 EQUIPE N1, manda fazer adesivo e cola na prancheta pequena para que a Equipe nº 1, fica sabendo a Localidade onde vai fazer a Abordagem Evangelística nas pessoas que passarem por esta localidade marcado neste Esquema nº 1.

Do mesmo jeito procede também para a Equipe de nº 2, e assim segue-se sucessivamente para todas as demais Equipes que compõem este Grupo Geral de Evangelismo no Cemitério para as pessoas que vão visitar é este o Objetivo levar a Palavra de Deus para o maior números de pessoas possíveis, por isto é dividida em várias Equipes para que cada um faz a sua parte e no todo com poucas horas de Trabalho Evangelístico poderemos assim atingir o maior números de pessoas possíveis.

DA FOTO N 6: Uma visão geral de Uma Pasta dentro da mesma tem um guarda Sol, veja nesta foto também uma Pasta média, com alguns brinquedos, um Folheto evangélico, uma Prancheta com caneta e alguns formulários de endereço, todos estes objetos para ajudar no Trabalho Evangelístico.

DA FOTO N 7, Uma foto ampliando o formulário de Endereço a fim de que possa ser lido.

DA FOTO N 8, Uma forma da ampliação destas fotos com vários versículos para que possa ser feita a Evangelização.

SLIDE 1 uma Bíblia com marcadores que correspondem a cada um dos versículos do Folheto Evangélico e observa-se que os marcadores tem três cores azul, amarelo e vermelho porque o folheto tem três mensagens bíblica em um só folheto, como no caso aqui é uma Evangelização no Cemitério então basta ler um só versículo de preferência JOÃO 3:16, faça uma breve mensagem com muita objetividade.

O Slide nº 2 é o Folheto Evangélico com seus respectivos números dos versículos.

O Slide nº 3 dá uma ideia quando entregar o folheto Evangélico para a pessoa está acompanha a leitura no seu folheto e você vai dizer qual o número que vai ler, daí é só pegar o marcador e abrir a bíblia no versículo certo que corresponde ao número do folheto Evangélico.

E finalmente temos o Colete para serem usados na Evangelização.

DA ABORDAGEM EVANGELÍSTICA PARA AS PESSOAS QUE VISITAM O CEMITÉRIO.

Cada uma pessoa tem sua própria maneira bem particular de fazer uma Abordagem Evangelística, portanto é O ESPÍRITO SANTO que convence ao Pecador ao Arrependimento para que esta pessoa venha a Aceitar a Jesus Cristo como Salvador de sua Vida Pessoal.

Uma Abordagem Evangelística no Cemitério, a pessoa geralmente está com Estresse emocional muito abalado em que alguns até está com verdadeiro Trauma isto porque seus hormônios estão com Sobrecargas de Adrenalina e Cortisol.

Levamos em conta que tudo isto são Frutos da própria Escolha que o Ser Humano fez, quando Deus deu a Ordem a Adão e este desobedeceu a Ordem dada Por Deus, A ORDEM FOI ESTA AQUI VEJA:

GÊNESIS 3:3
Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.

ESTA Ordem de Deus em não comer do fruto proibido logo Adão e Eva pecaram perante Deus e a consequência deste pecado foi a Morte, E o Evangelismo no Cemitério estamos exatamente com a PROVA DE QUE QUEM DESOBEDECE A DEUS SOFRERÁ CONSEQUÊNCIA , porém vamos procurar fazer esta Abordagem Evangelística nas pessoas dentro da própria Bíblia, a mesma aponta o problema, mostra as consequências, E O MELHOR DE TUDO DÁ A SOLUÇÃO A ESPERANÇA EM JESUS CRISTO, é Cristo que vai desfazer todos estes Estresse Emocional, todo o Trauma que a Humanidade sem Cristo carrega, e Veja como FAZER ESTA ABORDAGEM EVANGELÍSTICA, EM:

2 Coríntios 10.4-5 ACF

4 – Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;

5 – Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo;

E estando prontos para vingar toda a desobediência, quando for cumprida a vossa obediência.

Muito bem, para desfazer todo os Estresse emocional em que a pessoa está sofrendo ao visitar o Cemitério, é através da Palavra de Deus, porque satanás, já colocou na mente das pessoas sem Cristo de que não há mais esperança, e por isto ainda faz muitas pessoas a sofrerem mais ainda com esta sobrecarga Emocional e cada vez mais aprofundando ao ponto de muitos suicidar, é na PALAVRA DE DEUS, que se desfaz toda esta fortaleza diabólica colocada na mente das pessoas é mostrar toda a Verdade e esta Verdade é a PALAVRA DE DEUS, PORTANTO ao Anunciar as Boas Novas de Salvação para a pessoa e esta venha a aceitar a Jesus Cristo logo o PERDÃO DADO POR JESUS CRISTO , torna-se a pessoa Salva em Cristo, e esta pessoa agindo assim logo está OBEDECENDO A PALAVRA DE CRISTO, e nota que é a Própria Palavra de Deus citadas nos versículos supramencionados, em que quando é cumprida a Palavra de Deus na nossa Vida é destruída toda a fortaleza de satanás, em assim sendo a pessoa desta sobrecarga Emocional, voltará a ser uma Pessoa normal, e terá força para suportar qualquer tipo de sobrecarga Emocional, isto porque a Palavra de Deus também diz Que Cristo é Paz, mais faz uma alerta que no mundo terei aflições, ora se Cristo é Paz então significa que mesmo nesta aflição teremos paz e saberemos perfeitamente em Cristo como livrar dessa aflição, tornando assim suportável viver a vida.

É isto que temos que mostrar a Palavra de Deus, a esperança em Cristo veja isto em:
1 Coríntios 15:21-22

“Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem.
Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.”

Observa-se a Palavra Vivificados, significa ressuscitar, então aqui JESUS CRISTO É A ESPERANÇA DE TODA A HUMANIDADE, a morte não mais tem a última Palavra, agora a Última Palavra é de JESUS CRISTO, que morreu, ao terceiro dia Ressuscitou em assim sendo TODO O PODER NO CÉU E NA TERRA DEUS DEU PARA JESUS CRISTO, e a Igreja a Noiva de Cristo tem a OBRIGAÇÃO DE EVANGELIZAR A TODOS. E mostrando para a pessoa que foi visitar o Cemitério que Cristo é a nossa Esperança isto vai despertar o interesse na pessoa em razão de ter Cristo como Salvador e poder na Eternidade Viver para Sempre com Cristo.

João 11:25:26
“25 Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;
26 E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?”

Muito bem outros versículos que reforçam a Esperança em Cristo de um dia passar a Eternidade junto com Cristo para sempre.
Feito esta breve noção da Abordagem Evangelística nas pessoas que visitam o Cemitério vamos a um exemplo prático, para fixar o entendimento, veja esta foto nº 9:

Nesta foto de nº 9, a irmã está Evangelizando esta pessoa que autorizou-me a tirar esta foto.

Ao Chegar na Pessoa diz:
Bom dia (ou boa tarde ou boa noite, depende do momento em que está Evangelizando), em seguida diz:
Venho falar de JESUS CRISTO, tomar este Folheto Evangélico é seu, (Evita de dizer isto aqui: O Sr. Aceita este folheto evangélico? Isto porque dá uma esperança da pessoa dizer NÃO. Já por sua vez em proceder ao entregar o folheto para a pessoa e dizer: Toma este folheto é seu por favor acompanhe a leitura no seu número três deste folheto eu vou ler na Bíblia e o Sr. Acompanha a leitura neste folheto. Com este procedimento é muito difícil mesmo a pessoa dizer não. Ver foto nº 8

Então observa-se a mensagem Evangelística que diz em JOÃO 3:16, (SLIDE N 3 ) feito a leitura da Palavra de Deus, depois faça uma breve explicação, pergunte a pessoa o que entendeu se a pessoa não souber explicar então novamente explica tudo de novo.

Explique que a pessoa ao Crê em Jesus Cristo, tem a Vida Eterna, e que este verbo ter é no presente, isto porque nesta circunstância da pessoa Crê se nesse instante Cristo Arrebatar a sua Igreja esta pessoa como Salvo será também arrebatada, ou então se a pessoa morrer nesta circunstância também será Salvo, agora mostra a diferença da pessoa que não crê em Cristo, logo já está condenado, e nesta circunstância também é no presente, se morrer assim não será Salvo, bem como também em assim sendo ficará para a Grande Tribulação e não vai ser Arrebatado.

E depois de Feito toda esta Mensagem Evangelística pergunta se aceita a Jesus Cristo como Salvador de tua Vida pessoal?

Daí em seguida diz:
Olha a minha igreja tem mais de 100 congregação em vários Bairros, e para isto a nossa Equipe gostaria de fazer uma visita com mais tempo para falar de JESUS CRISTO, por favor vou anotar o teu endereço, em seguida preenche este formulário veja na foto nº7

Depois de feito tudo isto agradece.

A CONTINUAÇÃO AINDA DA SEGUNDA FASE DESTE PLANEJAMENTO.

– Procura Estabelecer um Ponto de Encontro com todas as devidas Equipes por exemplo as 8 horas do dia 2 Nov, o Ponto de Encontro será na Entrada Principal.

– Pede para alguém que tenha veículo a fim de no carro levar todos os objetos necessários para ajudar neste tipo de Evangelismo e que 5horas da manhã fica no local estratégico mais ou menos no meio da distância que cobre toda a frente do Cemitério porque senão for com bastante antecedência não vai ter lugar porque no dia a fila de carros estacionado é muito grande que chega até vários KM de distância. Por isto há a necessidade deste apoio com carro.

– Neste último Evangelismo desta natureza supramencionada, pude observar que a Igreja comprou vários copos de água mineral e gratuitamente distribui para as pessoas e cada pessoa que tomava a água já tinha várias Equipes para aproximar de Falar de Jesus Cristo, bem como também em seguida a isto era anotada o endereço do mesmo, e no próprio formulário já tem escrito se a pessoa aceitou a Cristo ou não. Esta estratégia com a água mineral é uma ótima ideia mesmo, gostei muito mesmo.

– E ao longo da calçada em frente ao Cemitério deve ser distribuída também as várias Equipes composta cada qual a Equipes de duas pessoas, cada pessoa devem ter colete, bíblia, folheto Evangélico carimbado (por isto deve ser carimbado dois dias antes deste Evento Evangelístico), vários formulários de endereço, uma pequena prancheta com caneta, uma pasta, um estojo com canetas, bloco de rascunho, um guarda sol, dentro desta pasta devem ter também vários brinquedos para meninas e meninos e quando ver crianças acompanhada de seus Pais pede se pode dar os brinquedos para seus filhos pede também se pode tirar fotos para colocar no face ou site, evita de tirar foto sem pedir.

– Na mesa onde fica os copos com água mineral, deve ter várias Equipes postadas em volta da mesa, porque ao mesmo tempo muitas pessoas ficam tomando água e muitas destas dão a devida atenção ao Evangelismo.

– Portanto tem proprietário de Cemitério que não deixa as Equipes de Evangelismo entrarem dentro do Cemitério, mais quando for o Cemitério Público, antes de evangelizar convém entrar em contato com o Responsável e dar ciência ao mesmo.

– No final do Evangelismo, reúne em frente ao carro estacionado para a entrega de todos os objetos de apoio ao Evangelismo. E agradece toda a Equipe e a Deus também faça oração de agradecimento.

– A pessoa responsável por todo este Evento Evangelístico faz um relatório para dar conhecimento a toda a IGREJA. E EM seguida solicita um grupo de pessoas para fazer uma Comissão de Visita das pessoas que deram seus respectivos endereço e pergunta se tem filho ou filha, e se deixa ser explicado aos mesmo a história Bíblica com desenho neste desenho coloca no rodapé do mesmo um plano de Salvação em Cristo, dá um giz de cera, e um brinquedo e pede aos Pais ou responsáveis que deixa seus respectivos filhos irem na Escola Dominical para Crianças.

– TERCEIRA FASE DESTE PLANEJAMENTO.

Sempre eu observo que qualquer tipo de Evangelismo seja por qualquer método de Evangelização, SEMPRE TEM ALGO NOVO A SER ACRESCENTADO, então nisto deixa tudo registrado em relatório para que este documento serve de experiência para futuras Evangelização de serem estabelecido novas Estratégia com novas Táticas de Evangelismo, porque um pequeno grupo bem treinado faz muito mais que um grande grupo que não tem treinamento, e o trabalho de Evangelismo deve ser firme e constante como manda a Palavra de Deus agindo assim nesta constância mesmo com um pequeno grupo vai chegar ao Resultado como se fosse agir com grande Grupo que só agem de vez em quando.

Uma ideia boa que eu achei foi com que o Sr. PAULO HIGA EX – SUPERVISOR DO SETOR C1 DA IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS MS, foi em criar um grupo (Temporário) de Evangelismo no Zap para este tipo de Evangelismo acima citado, com isso, facilita os trabalhos, ganha-se tempo e torna-se mais prático. Gostei desta ideia.

MISSIONÁRIO: ÉRICO ALBUQUERQUE

Veja fotos de fatos reais deste tipo de Evangelismo supracitado.