Cuidados na viagem da obra de Deus a fim de amenizar os imprevistos (parte 1)

PROJETO DE EVANGELISMO A TROMBETA DE DEUS
www.evangelismoja.com
@vivilocutora
LIVRO VIRTUAL Nº 62 – 1ª PARTE
ASSUNTO: OS CUIDADOS DOS PROCEDIMENTO PARA ALERTAS NA VIAGEM DA OBRA DE DEUS A FIM DE AMENIZAR OS IMPREVISTOS.

SALMOS 68:20 NA VERSÃO ACF DIZ:

“O nosso Deus é o Deus da salvação; e a DEUS, o Senhor, pertencem os livramentos da morte.”

A ideia da existência destes Livros : Livro Virtual nº 62, 1ª Parte, Livro Virtual nº 63 2ª Parte e Livro Virtual nº 64 3ª Parte, são todos continuidade no sentido de amenizar os sofrimentos causados pelos fatos imprevistos na Viagem para a OBRA DE DEUS quer seja de Veículo particular, Avião, Barco etc bem como nos locais onde for hospedados hotel, ou a casa de Dirigente da Igreja.

Por isso quero dar aqui a minha contribuição em ser útil a alguém que também tem interesse em fazer a OBRA DE DEUS, no Evangelismo ganhando Vidas Humanas para Jesus Cristo, ou outro tipo de Serviço na Obra de Deus, este é o Objetivos dos Referidos Livros Virtuais acima citados.

A Título de ilustração, é criar nas mentes das Pessoas um despertamento para Planejar nos mínimos detalhes, quaisquer tipos de Viagem na OBRA DE DEUS, só assim poderá executar um Plano já devidamente Planejado, e a medida que os fatos surgirem com qualquer tipo de imprevistos já pelo menos saberá como ter a solução para proceder perante cada fato surgido. Assim por exemplo:

Quatro Pessoas, programaram uma Viagem de Campo Grande, MS, para a Cidade de Boa Vista no Acre, a fim de realizar o Evangelismo de Rua Casa por Casa junto a uma Igreja “Tal”, e que muitas vezes pensam em levar isto ou aquilo, mais nem sempre pensa se porventura estragar o Veículo em lugar de pouco movimento na Rodovia, e o tempo que ficar parado esperando pelo socorro, e se o carro necessitar de ser rebocado, etc… E como enfrentar esta Crise do imprevisto neste momento? Então estas e mais outras variedades de perguntas são fatores importantíssimo para a ELABORAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO DE VIAGEM COM SUAS SOLUÇÕES POSSÍVEIS DADA FRENTE A CRISES DOS IMPREVISTOS.

A resposta para esta situação imaginária nesta ilustração, para isto eu fiz o seguinte, no meu veículo comprei uma caixa de Ferramenta, (aquela que abre dos dois lados e tem duas repartições acima de um lado e do outro lado tem mais duas repartições e uma grande repartição abaixo) e nesta coloquei muitos objetos usadas na cozinha, fogareiros, álcool em gel, (para ser o combustível do fogareiro, bem como serve também para usar nas mãos, dupla finalidade.) , talheres, facas etc…Portanto esta Caixa de Ferramenta é só utilizada para Cozinha, E outra sacola para colocar somente Alimentos, arroz, feijão etc… e garrafão de água. E também para amenizar o sofrimento que pode causar com o imprevisto na ilustração supracitada tenho seguro do meu veículo, e o cartão deste seguro eu tiro várias cópias e mando plastificar todas, isto serve para as Pessoas que passarem entrego a mesma este cartão para quando chegar em uma Cidade fazer o favor de telefonar para a Seguradora em mandar o guincho e táxi citar o local onde está. Pensando nesta situação que possivelmente pode acontecer, a Pessoa vai perceber que uma Cozinha e variedades de alimentos são importantíssimos mesmo sendo assim nunca deve viajar de veículo sem ter uma Emergência da Caixa de Cozinha e Sacola de alimentos. (Temos que pensar que nem sempre temos restaurante perto, por isso temos que ter esta solução emergencial mesmo.).

Quando estragou o rolamento de meu veículo, fiquei algum tempo esperando dar a solução, por isto levou-me a fazer uma cozinha, de emergência, hoje não viajo mais sem a minha Caixa de Cozinha e Sacola de Alimentos, realmente aprendi a lição.

E desta lição, acrescento mais esta observação aqui, veja:

Depois de solucionado esse sufoco todo deste imprevisto, fui a uma Eletrônica, a minha intenção era saber entre uma Cidade a outra Cidade neste espaço geográfico que nem sempre pega sinal de celular, se existe uma maneira de ajudar nesta situação? A resposta do Técnico em Eletrônica, disse que sim tem para suavizar isto, e comprei é uma antena na base da mesma tem um círculo de imã com fio longo e na ponta deste fio tem um pequeno quadrado que tira uma película e cola no celular, e a antena na sua base circular coloca acima do veículo e escolha a posição do melhor sinal para o celular, porém eu nunca testei isso ainda, mais ele me afirmou que isto ajuda em muito mesmo.

Então fiz esta parte introdutória para mostrar qual é a ideia destes Livros Virtuais no acima citados tudo isto, realmente é lógico que não podemos cercar todos os imprevistos com todas as soluções para os mesmos, mais em linhas gerais vou procurar dar Dicas a fim de facilitar suavizar amenizar a dor do sofrimentos causados por estas variedades de imprevistos, para isto fiz várias pesquisas na internet, várias consultas com os motoristas carreteiros e bem como também com minha própria experiências que somadas a tudo isto vou deixar registrado nestes Livros Virtuais, supracitados. (Vai ser um livro muito extenso, por isso dividirei em TRÊS PARTES).

A partir daqui para frente será relatado vários tipos de IMPREVISTOS, bem como a maneira de se suavizar, amenizar os imprevistos surgidos Veja a seguir:

COMO EVITAR UM POSSÍVEL IMPREVISTO DE CONSTRANGIMENTO ENTRE AS PESSOAS, QUER ESTEJA NO HOTEL OU CASA DE ALGUÉM, EMBORA SEJA IMPREVISTO, MAIS QUE O IMPREVISTO SE TORNA PREVISTO VEJA COMO SE DÁ ISTO:

Em uma Viagem de uma Cidade para outra, nem sempre agente para no Hotel, muitas vezes paramos na Residência do Dirigente da Igreja, e muitas vezes nesta trajetória dependendo a distância leva alguns dias de viagem, e ao alimentarmos nem sempre em alguns restaurante tem higiene ao fazer o Alimento, e em consequência de tudo isto nos dá disenteria e exatamente no momento em que chega à casa da Pessoa que vai hospedar, ao ocupar o banheiro pensa bem se tem quatro pessoas com disenterias já penso vai mesmo alastrar o mau cheiro em toda a casa criando desta forma um constrangimento geral. Mais que para solucionar este imprevisto já fiz prova disto e realmente funciona, tinha 3 pessoas nesta situação acima citado e funcionou não deixou nenhum cheiro mesmo, incrível isso, (um detalhe: não estou fazendo propaganda e nem ganhando dinheiro com isto.) Porque minha intenção aqui é que alguém não passa constrangimento com isto é um produto que compra na Farmácia, o nome é freecô, veja como usar extrair isto da internet, veja:

MODO DE USAR:

01. Antes de utilizar o vaso, posicione o frasco na altura da tampa do sanitário com o borrifador direcionado à água e borrife 5 vezes.
02. Os óleos naturais criarão uma barreira que evitará que os odores
desagradáveis apareçam.
03. Apenas o aroma de FreeCô Original será perceptível e o banheiro ficará sem nenhum vestígio de mau cheiro.

E MAIS: FreeCô possui o selo vegano da Sociedade Vegetariana Brasileira após passar por todas as etapas que comprovam que o produto não possui ingredientes de origem animal e muito menos realiza teste em animais.
Borrifou, usou, bloqueou!
FONTE : https://www.freeco.com.br/freeco-original/p

Outra situação de imprevisto que pode também ocorrer, o chulé as vezes a Pessoa nem nota que está causando o mau cheiro, mais o ambiente em que esta fica todo afetado, isto também leva ao constrangimento, então não se esqueça de levar um spray para os pés vendido nas Farmácias. Então com estes dois produtos acima citado não pode mesmo faltar na bagagem de quem vai viajar.

KIT MISSIONÁRIO DE LIVROS, VEJA:

– Bíblia, na Versão ACF.
– Bíblia, VIVA , de fácil entendimento.
– Bíblia, Comentada, eu uso várias, mas na viagem levo a Bíblia JEFFREY ESTUDOS PROFÉTICOS, GRANT R. JEFFREY PhD. BKJ 1611.
– Folhetos Evangélicos, contendo versículo do Plano de Salvação em Jesus Cristo.
– Folhetos Evangélicos, combatendo Seitas e Heresias à Luz da Palavra de Deus.
– Desenhos da História Bíblica de Jonas, com rodapé, contendo versículos da Bíblia que tem o Plano de Salvação em Jesus Cristo.
– Observação: Todo este KIT MISSIONÁRIO, levo em uma Caixa de Ferramentas, aquela metálica, de uma só repartição, isto porque esta caixa é forte e evita de ser amassado os Livros, e não quebra.

ATENÇÃO! CUIDADO COM ISSO VEJA:

Antes de marcar o Compromisso, com o Pastor da Igreja ou Dirigente da mesma, as vezes dá um intervalo de tempo um a dois meses, da data combinada, e muitas vezes as Pessoas muda de pensamento, e não fala nada desta situação fica quieto, para quebrar tudo isto, faltando de dois a três dias, você telefona novamente para a Pessoa pela qual fez o compromisso, e pergunta e daí continua tudo como combinamos?, ou foi acrescentado alguma modificação? Etc, por falta disso eu já fui prejudicado por algumas vezes neste tipo de IMPREVISTO, vou relatar só dois fatos.

Fui convidado para fazer a Evangelização de Rua Casa por Casa, pelo ex-Pastor da Igreja Assembleia de Deus Missão, situada na Cidade de Rio Negro MS, desloquei 306 Km, sem cobrar nenhuns centavos, e nem pedir combustível, e quando me apresentei para o Pastor ao olhar para ele, já percebi de que algo errado tinha, passou alguns instante, ele me disse: Veja eu convidei um Pastor de fora para Pregar hoje, então te dou alguns minutos, olhei para o Pastor e disse Sr. Pastor a Palavra de Deus diz fazei tudo com Ordem e decência, veja alguns minutos não dá, porque embora a Igreja já sabe Evangelizar, mais não tem conhecimento de como funciona O PROJETO DE EVANGELISMO A TROMBETA DE DEUS, na sua modalidade neste caso da Evangelização de Rua Casa por Casa, dai dei um abraço no Pastor, e me despedi, (Veja a minha intenção não foi de não assistir o Culto, mais sim aproveitar que ainda dava tempo para ir na próxima Cidade, que fica perto, e falar com qualquer Pastor sequer que faz a Evangelização, porque para aproveitar esta viagem para fazer a Obra de Deus.). Cheguei a Cidade de Corguinho parei na Primeira Igreja que Vi, a Assembleia de Deus MS, falei com o Pastor da Mesma, de pronto disse que quer fazer o Evangelismo, logo fiquei no Sábado e Domingo nesta igreja realizamos pela Graça de Deus, e misericórdia também, dando ótimo fruto da Equipe desta Igreja neste Evangelismo, e ao despedir, veio vários IRMÃOS E IRMÃS AO NOSSO ENCONTRO, e disse olha nós estávamos orando Jejuando a uma semana para que Deus providenciasse e mandasse alguém para nos ensinar como Evangelizar, Meu Deus veja que surpresa agradável, isto faz alguns tempo já se tiver pessoa deste tempo vai saber que isto é verdade ao ler este Livro Virtual acima citado.

Eu não me esqueço das ultimas Palavras de um Pastor da Igreja Batista que foi comigo nesta Obra de Deus, este presenciou todo esta narrativa acima citado, a ultima pergunta que ouvi dele foi: Érico se aquele Pastor de Rio Negro, te convidasse de novo você voltaria para fazer o Evangelismo lá? Imediatamente respondi que sim, porque a Igreja não tem nada haver com a decisão do Pastor, muito menos as Pessoas que estão lá, para serem evangelizadas, esta foi a minha resposta, em seguida perguntei a ele: o Sr. Voltaria para lá? A resposta dele foi que eu não voltaria mais, REALMENTE ELE NUNCA MAIS VOLTOU isto porque em seguida ele faleceu, já está com CRISTO.

O outro Fato foi viajei a 608 km, para a Cidade de Dourados, MS, a fim de realizar a OBRA DE DEUS, do tipo de Evangelização de Rua Casa Por Casa, chegando a Esta Cidade e na Igreja, o Pastor neste momento estava fazendo a Mudança, e nada tinha programada com sua Igreja conforme anteriormente nós tínhamos este compromisso marcado, logo também não foi feito a Evangelização, e nem também o Pastor nem sequer remarcou outra data, e também não cobrei nada nem mesmo o combustível. Como a cidade de Dourados é próxima ao Paraguai, fui até a Cidade Pedro Juan Caballero, onde aproveitei e fiz compra de brinquedos para ser utilizado no Evangelismo, bem como alguma compra para mim também.

Então relatei esses dois fatos, só para ter uma ideia daquilo que podemos passar com os Imprevistos na OBRA DE DEUS, e termos em mente uma alternativa já pensada caso não der certo, aquilo que nós Planejamos, por isso eu chego a seguintes conclusões:

– Pelo menos antes da data combinado para a realização da Obra de Deus, telefona para a Pessoa que combinou uns dois a três dias antes da data Prevista, a fim de verificar se continua tudo certo, porque assim vai descaracterizar ou mesmo caracterizar a má fé por parte da Pessoa que combinou e não cumpriu com o devido compromisso assumido.

– Ao combinar com o Pastor ou Dirigente da Igreja, qualquer trabalho na Obra de Deus, peça para a Pessoa pela qual combinou o número de telefone de outro auxiliar isto porque pode perder o contato com a Pessoa que combinou, tendo este outro fone ficará mais fácil restabelecer o contato etc…

– Se porventura alguém te convidar em outra Cidade para realizar a Obra de Deus, pergunta se é Pastor ou Dirigente da Igreja? Se não for então antes de combinar, peça para falar com o Pastor ou Dirigente da Igreja, e diz para o mesmo que está sendo convidado pela Pessoa tal, o que tem a dizer sobre isto? Só assim procura fechar e combinar aquilo que vai fazer na Obra de Deus. Isto para evitar futuro transtorno causado pelos imprevistos.

– Hoje para amenizar este imprevisto, eu não cobro nada mais estou tomando uma atitude de pelo menos a Pessoa que me convidar a junto realizarmos a Obra de Deus que me ajuda com o Combustível, de ida e volta, (Muitas e muitas Pastores ou Dirigente de Igreja quando fala de combustível nesta ajuda cai fora mesmo, mais se esquece estes que assim procedem de que todo os Cultos a Deus, recolhem dízimo e pede ofertas, logo isto não justifica o PORQUE O EVANGELISMO NÃO TER PRIORIDADE NAS IGREJAS, mas não sou contra pagar cantores, pregadores, mais estes geralmente cobram preços muitos caro, e mesmo assim muitos Igrejas, paga tudo.). Eu já cheguei até dormir no Altar da igreja púlpito, para não dar despesa para a Igreja. O que eu levo a entender com todo o devido respeito que a maioria das Igrejas estão mesmo agindo como uma grande empresa particular, e a própria Bíblia manda não gastar naquilo que não for pão, ou seja cabe aqui também a responsabilidade das membresia ver tudo isto acontecer logo deve para mim assim eu entendo devolver o Dízimo em outra Igreja, bem como também dar oferta.

Muito bem, agora se a viagem for feita de VEÍCULO para a realização da OBRA DE DEUS, então antes de Viajar veja os cuidados que temos de ter para evitar futuro transtorno durante a Viagem, veja:

DOS CUIDADOS UMA ALERTA PARA PROVIDENCIAR ANTES DE VIAJAR COM VEÍCULO FAZ UM CHECKLIST BÁSICO A FIM DE EVITAR ALGUNS IMPREVISTO DURANTE A VIAGEM.

  1. Verificar as condições dos Pneus, (Calibrar, trocar se necessário for, não se esquecer de calibrar o estepe, porque pode estar vazio cuidado com este item);
  2. Veja as Pastilhas de freios;
  3. Antes da viagem manda fazer alinhamento e balanceamento das rodas;
  4. Verificar freios e fluidos;
  5. Bateria;
  6. Nível de água do radiador;
  7. Óleo de motor, observando o nível e a validade;
  8. Correias;
  9. Veja se as palhetas do limpador de pára-brisas estão boas;
  10. Ferramentas para troca de pneus — chave de rodas, triângulo e macaco;
  11. Luzes de sinalização externas;
  12. Velas;
  13. Amortecedores;
  14. Cabos;
  15. Verifica a Sinalização e Iluminação;
  16. Troca o filtro de Ar;
  17. Não esqueça de regular a posição certa dos retrovisores, etc…
  18. Dê uma verificada na CAIXA DE FERRAMENTA, veja se estão triângulo de sinalização, macaco hidráulico e chave de roda, extintor, spray para inflar os pneus e colar etc…

CHECKLIST BÁSICO DOS DOCUMENTOS DO VEÍCULO E PESSOA E ITEM DE EMERGÊNCIA.
Licenciamento e Seguro:
– O Licenciamento do Veículo verificar se está em dia.

– O Seguro do Carro, guarde o contrato para relembrar sempre o tipo de cobertura que contratou, pois muitos são pegos desprevenidos quando o carro quebra longe de casa. (Veja o detalhe importantíssimo que aconteceu comigo, meu veículo quebrou o rolamento na madrugada viajando pela BR. Porém acionei o seguro do carro, imediatamente fui atendido, quem me atendeu perguntou quantas pessoas tinha comigo eu respondi três e daí perguntei porquê? Ele respondeu que o Seguro dá direito em um táxi, e que era para mim esperar que junto ia o guincho e o táxi, veja eu nem sabia que tinha direito nisto tudo e tudo foi realizado por conta do Seguro, por isso é bom ler o tipo de direito que temos antes de viajar, e isto também me levou a pensar em concentrar os objetos mais importantes em malas, porque uma ocasião desta ou outra em imprevisto acidente de Trânsito, agente já fica mais fácil pegar o necessário no momento, é o que fiz agora. Verifique se o seu seguro cobre a região para a qual você pretende viajar e se, em casos de sinistros mais graves, é possível contar com carro reserva ou cobertura de passagens. Se sim, maravilha! Caso contrário, é bom ter alguma reserva para emergências. Afinal, como diz o ditado: “o seguro morreu de velho”.

– Documento Pessoal, verificar se está com a Identidade, CNH , levar o Cartão de vacina, (fato interessante antes de viajar, pergunta para cada Pessoa que vai nesta viagem se está levando a sua Identidade, isto já aconteceu com um companheiro de viagem esqueceu a sua identidade, e no instante em que estávamos na imigração só pediram a identidade de uma Pessoa só, mais quando entramos no interior da Nação, (Paraguai) daí que surgiu o problema, por isso uma atitude tão simples desta, causa um futuro transtorno mesmo, sempre é bom antes de viajar para as Nações da América do Sul, fazer uma pesquisa pela internet e, cônsul etc, para não ser pego de surpresa em outros itens, não só do documentos Pessoais mais também dos documentos do Veículo.). Portanto fica aqui registrado este alerta, para evitar futuros imprevistos. Outro detalhe é procurar saber antes de chegar na imigração qual tipo de providência estão tomando para entrar no País? Já tivemos de voltar a 600 km, só para fazer teste da Covid 19, só aceita feito no Laboratório, por isso eu digo sai mais enquanto informar tudo isto antes de viajar para o Estrangeiro etc…

– Faça backup do Celular. Caso alguma coisa aconteça com ele, você ainda terá dados importantes em casa.

– Esvazie os cartões das câmeras, tenha o equipamento pronto para novas memórias.

– Um dia antes da viagem recarrega todas as baterias dos Eletrônicos. Nada de ser surpreendido com câmeras e celulares sem baterias.

– Leva um bloco de anotação, não confia somente na tecnologia, por isto tudo que anotar nos eletrônicos, anota também no papel, assim ficará mais tranquilo.

– Em caso de perder documento pessoal ou do veículo ou mesmo ser assaltado, etc, procure fazer o Boletim de Ocorrência registrando tudo. (Veja antes de viajar, procure fotografar tudo mesmo um por um, inclusive o que levar na mala, e essas fotos envia para seu próprio e-mail, ou salve em uma pasta na nuvem privada. Isto poderá ajudar as pessoas em um transtorno que passar.).

Eu em viagem costumo fazer o seguinte: tiro fotocópias coloridas de todos os documentos e mando plastificar tudo, as originais deixo escondida comigo, e uso uma carteira como isca, no bolso da camisa com dinheiro e estas fotocópias, colorida e fico usando estes, se precisar eu mostro as originais, e se Deus me livre for assaltado não ficarei sem o total do dinheiro, e sim vou perder alguns dinheiros que está dentro da carteira de isca e os documentos cópias coloridas estes até parece original, só dá para saber comparando aos originais ou quem tem conhecimento nesta área, são várias as criatividades para esconder os documentos originais etc, eu mandei fazer para mim, um esconderijo que é na barra da calça pelo lado de dentro fiz uma carteira com reforço na costura, com um bom zíper , nem dá para ser notado isto, outra situação que vou mandar fazer achei bastante interessante é uma carteira no próprio cinto que estiver usando pelo lado de dentro, fica aqui então a dica, por isto que tem que ter uma carteira como isca no bolso da camisa, ou da calça. Outro lance também é dividir um pouco de dinheiro dentro da mala, dentro do carro tudo isto para amenizar o sofrimento em caso dos imprevistos, sempre quando eu for viajar eu coloco os documentos em uma bolsa daquela que não passa a água ou seja a prova de água, bem como uma mochila impermeável, bolsa também impermeável, a gente nunca se sabe o que vai passar durante uma viagem.

– Outra situação para amenizar os imprevistos, é fazer um Seguro Viagem, a fim de apoiar com emergência médica, ou extravios de bagagem etc…

VEJA AGORA COMO FOTOGRAFAR UM LOCAL DE ACIDENTE DE TR NSITO.

É interessante comprar uma máquina fotográfica a prova de água, ou então compra aquela capa a prova de água para celular que tira foto até dentro da água já pensou se precisar tirar foto em dia que está chovendo, por ocasião do imprevisto no acidente de Trânsito.

Todo o local de um acidente de trânsito (assim como os veículos nele envolvidos) deve ser fotografado, logo após ele ter ocorrido.

UMA FOTOGRAFIA VALE MAIS DO QUE MIL PALAVRAS

PORQUÊ FOTOGRAFAR?

Pode ocorrer que os levantamentos oficiais não tragam à tona a verdade absoluta sobre o que ocorreu naquele local. Com as fotos é possível, a qualquer tempo (meses ou até anos após), a reconstituição deste sinistro, restabelecendo aquela verdade.

Com as fotos ainda, é dado ao defensor em uma futura ação cível ou criminal, um poder maior de convencimento ao Juiz encarregado de julgar o feito, mesmo que a parte contrária, nesta ocasião distorça a verdade procurando defender seus interesses.

MAS O QUÊ FOTOGRAFAR?

Acompanhe esta sequência e teremos tudo o que precisamos para a reconstituição do acidente e para a nossa defesa em Juízo.

Devemos fotografar SEMPRE:

1 – AS POSIÇÕES FINAIS DOS VEÍCULOS
2 – AS AVARIAS DOS VEÍCULOS
3 – OS SINAIS DEIXADOS NO LOCAL
4 – ANORMALIDADES, PLACAS, ETC…

Um filme de 24 poses é suficiente para que tenhamos todas as fotos necessárias de um acidente de trânsito normal. Quanto mais fotos, melhor. Não é necessário economizar neste particular. Se a máquina for digital então, exagere.

POSIÇÕES FINAIS DOS VEÍCULOS

Na análise de um acidente de trânsito, as posições finais dos veículos são muito importantes para que se possa determinar, posteriormente, como ele ocorreu. É por isso que os policiais que atendem os acidentes medem os veículos e, às vezes, os fotografam. Fotografe você também, mostrando os veículos em referência a um ponto fixo (ponte, poste, muro, faixa pintada na pista, casa, etc…). Se der fotografe várias vezes em referência ao(s) outro(s) veículo(s) acidentado(s). Uma foto com vista superior é de extrema importância, suba num morro, num prédio, etc..

Se afaste um pouco do local para fazer fotos gerais pegando todos os veículos juntos. Quanto mais ampla a foto, melhor. Se for à noite é mais difícil. Mas às vezes os veículos param perto de placas, pedras, etc… . Se der pegue estes pontos de referência também.

Posteriormente, quando for necessário reconstituir o acidente, só com estes pontos de referência é possível realizar a tarefa.

AS AVARIAS DOS VEÍCULOS

Ao lado das posições finais, o setor do veículo que foi atingido no acidente também ajuda a determinar como ele aconteceu. Deve então ser também fotografado.

Em princípio 04 (quatro) fotos são necessárias, tomadas dos cantos do veículo. Mas é melhor que se tire mais fotos. Assim mostramos melhor a avaria. É sempre bom que se tire uma fotografia mais de perto da área danificada, pois pode haver uma aderência de tinta ou cabelos, por exemplo, que importe, etc…

Fotografe bastante o outro veículo acidentado. Ele pode ser levado para local não sabido, ou ser rapidamente reparado. Dessa forma não teremos a área nele atingida e muito mais difícil será a reconstituição do acidente. As avarias do nosso veículo nós podemos fotografar depois. As dos outros talvez não. Fotografe o veículo dos outros nem que seja em cima do guincho, no posto policial, etc… .

IMPORTANTÍSSIMO

Se for à noite, fotografe do mesmo jeito, mas volte no outro dia e fotografe de novo. A qualquer hora e em qualquer lugar.
Se houver qualquer anormalidade no outro veículo fotografe imediatamente (bebidas alcoólicas, tóxicos, pneus carecas, faróis com defeito, falta de cinto de segurança, chave falsa ou gazua, etc…).

Se tratando de bicicletas e motocicletas, devem ser fotografadas em pé. Uma foto de cada lado, um bem da frente e outra bem de trás, mostrarão melhor os direcionamentos das forças que agiram naquele veículo.

SINAIS DEIXADOS NO LOCAL

O outro elemento (e também muito importante) de que dispõe quem pretende analisar e reconstituir um acidente de trânsito depois que ele aconteceu, são os sinais ou vestígios deixados no local. Podem ser frenagens, derrapagens, sulcos deixados pelo atrito das ferragens dos veículos no asfalto, fragmentos de peças (faróis, lanternas sinaleiras, lascas de pintura) ou terra desprendida da parte de baixo dos veículos. Tudo é importante.

Se o acidente se deu à noite, ou se está chovendo, fotografe do mesmo jeito. Só que você deve SEMPRE voltar ao local no outro dia, para repetir as fotos.

Como nas posições finais dos veículos, relacione os vestígios nas fotos com pontos fixos existentes no local (postes, muros, placas, faixas pintadas na pista, etc…).

ANORMALIDADES, PLACAS, ETC…

Como já se disse, bebidas alcoólicas e tóxicos, por exemplo, que possam existir dentro do(s) outro(s) veículo(s) acidentado(s), devem ser fotografados. Pneus carecas e sistemas de segurança defeituosos também (mostre isso para os policiais e peça para que eles anotem em seus relatórios).

Se não houver sinalização no local, ou se ela for insuficiente, fotografe. Às vezes a causa do acidente está aí. Lembre-se: se for à noite, volte no outro dia se ainda for possível colher esta prova.

Se for numa rodovia, volte pelo menos quatro quilômetros antes do acidente e vá mais quatro adiante também, registrando e fotografando toda a sinalização ali existente.

Se o acidente ocorrer na cidade, pelo menos umas quatro quadras antes do acidente, considerando o sentido de trânsito dos veículos colidentes, devem também ser registradas e fotografadas para mostrar a sinalização existente.

Se houver problema de visibilidade de um dos condutores (placas, árvores, veículo estacionado, etc.), FOTOGRAFE.

Não se esqueça de registrar buracos na pista (se forem causa do acidente devem ser sempre muito bem fotografados). Coloque uma garrafa plástica de água, por exemplo, dentro do buraco, para fotografar, mostrando para aquele que for analisar o acidente, um padrão da profundidade do defeito na pista.

Tudo o que você achar importante, na hora e no local, fotografe. Se você ainda não tiver uma máquina fotográfica (digital ou com filme), chame o fotógrafo mais próximo (ou da cidade mais próxima) e oriente-o sobre as fotos que você quer. MAS NÃO DEIXE ELE FOTOGRAFAR SOZINHO. LEMBRE-SE QUE AGORA VOCÊ SABE MAIS DO QUE ELE SOBRE COMO FOTOGRAFAR UM LOCAL DE ACIDENTE DE TR NSITO.

Deixe a máquina fotográfica abrigada do sol e da chuva. O calor e a água danificam a máquina e principalmente o filme. De preferência só coloque o filme na máquina na hora de usá-lo.

Às vezes é bom inclusive, manter na maleta de atendimento DUAS máquinas fotográficas, para a eventualidade de uma delas acusar defeito.

Em resumo, é uma questão apenas de bom senso. Pense no futuro; pense no que poderão alegar nossos futuros adversários em uma ação judicial. Pense com a cabeça deles, à luz das normas de trânsito e FOTOGRAFE. Imagine o valor de uma prova destas em um julgamento.

De posse destas fotografias tomadas logo após o fato, podem os peritos em acidentes de trânsito RECONSTITUIR o sinistro, mesmo que meses ou anos após a sua ocorrência, como já se disse, analisando-o em cotejo com os Boletins e Laudos Oficiais emitidos, revivendo a sua dinâmica e concluindo com absoluta certeza, sobre como o mesmo efetivamente ocorreu.

FONTE : (DE COMO FOTOGRAFAR ACIDENTE DE TR NSITO) Roberto Werzbitzki
Perito Especialista em Reconstituição de Acidentes de Trânsito
[email protected]
Publicado por Pericles O. Maciel às 17:43
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Quero aqui fazer duas OBSERVAÇÕES NESSAS SITUAÇÕES DAS FOTOS, que for tirar em um Acidente de Trânsito.

Primeira Observação: nem sempre o impacto dos veículos corresponde a posição final, por exemplo imaginário, dois veículos que vem em sentido contrário, ao sofrer o impacto e como saber quem invadiu a faixa do outro vice e versa?

Exatamente aqui está o cerne da questão, eu gostei da matéria exposta pelo Sr. Roberto Werzbitzki muito bem explanada, simplesmente estou só acrescentando mais esta observação mas voltando ao assunto, são os vestígios de pigmentos de cores no chão, também deve tirar fotos como o Sr. Roberto já disse em seu comentário supracitado, porque a tendência da gente é tirar as fotos dos veículos envolvido no Acidente de Trânsito e às vezes esquece deste por menores e que isto também pode ser parte da vitória dada pelo Juiz, por isto aproxima bem para tirar a foto dando uma ampliação ao máximo que puder.

O outro detalhe da foto a segunda Observação, digamos que o outro motorista fugiu com veículo mesmo assim procede tudo conforme foi dito , mais atenção procura observar na parte metálica olhando por diversos ângulos é bem provável que uma situação destes ângulos, possa refletir o número da placa do outro veículo pela força do impacto causado no acidente, tem isto também.

Veja o quanto é importante levar um carregador portátil para carregar o celular, é interessante também comprar uma filmadora para o carro, não é caro vale a pena, quando colocar na frente observa a posição se pega o semáforo, e enquadra também o caput do veículo, e a amplitude da visão geral, isto porque, mostrando o caput do veículo vai ter noção da faixa que está seguindo a posição para isto deve ser testado qual será o local exata para colocar esta filmadora.

Missionário: Érico Albuquerque.
www.evangelismoja.com
@vivilocutora

Lembrando ainda que este assunto continua nos Livros : Livro Virtual nº 63 PARTE Nº 2 e Livro Virtual nº 64 PARTE Nº 3.

BAIXAR PDF: Cuidados na viagem da obra de Deus a fim de amenizar os imprevistos (parte 1)