PROJETO DE EVANGELISMO A TROMBETA DE DEUS
LIVRO VIRTUAL N° 2 DA PRÁTICA DE EVANGELISMO
ASSUNTO: DA ABORDAGEM EVANGELÍSTICA

Ao levar as Boas Novas de Salvação em JESUS CRISTO para as Pessoas, tudo vai depender de como a Pessoa que vai Evangelizar vai chegar à Pessoa e o primeiro passo é ter uma atenção, se não tiver isto, torna difícil a Pessoa ouvir o Evangelho de Jesus Cristo, portanto é muito importante este primeiro contato. Geralmente eu chego ao encontro da pessoa, cumprimento a mesma e em seguida falo o meu nome, e neste instante digo que quero falar de Jesus Cristo, isto desperta a atenção da Pessoa para ter um bom início da Evangelização. E este fato eu chamo de ABORDAGEM EVANGELÍSTICA.

Segundo o Dicionário Online de Português Abordagem significa:

Aproximação; modo como alguém se aproxima de outra pessoa.

Muito bem, o assunto tratado aqui vai ser sobre Abordagem Evangelística na Área da Evangelização de Rua Casa por Casa, que serve também para outros tipos de EVANGELISMO.

A Primeira situação de uma Abordagem Evangelística, quando qualquer pessoa se aproxima de outra pessoa para levar as BOAS NOVAS DE SALVAÇÃO EM JESUS CRISTO, temos que primeiro ver COMO FAZER PARA A PESSOA DAR ATENÇÃO, qual o meios pela qual podemos fazer as adaptações das variantes de PROCEDIMENTOS para a Pessoa poder dar a devida atenção, somente com uma boa dose de Estratégica vendo qual é a melhor Estratégica para prender a atenção da Pessoa é que podemos iniciar a Mensagem da Palavra de Deus, e para isto ao longo deste assunto da Abordagem Evangelística podemos ter procedimento para ser atingindo toda a Família para ouvir a Palavra de Deus este é o objetivo desta Abordagem Evangelística envolver toda a Família para ouvir a PALAVRA DE DEUS.

Por mais técnica que seja um Projeto de Evangelismo, MAIS SE NÃO TIVER A PRESENÇA DO ESPÍRITO SANTO, NÃO VALE NADA, isto porque é o Espírito Santo que convence o Pecador ao Arrependimento e a Aceitar a Jesus Cristo como Salvador de Sua Vida Pessoal, portanto cabe à Pessoa Salva em Cristo Levar AS BOAS NOVAS DE SALVAÇÃO PARA TODOS !!! E dentro deste contexto geral, é a Parte Teórica e Pratica da Palavra de Deus, que nós vamos APERFEIÇOANDO ESTE ASSUNTO DA ABORDAGEM EVANGELÍSTICA, por isto que estou lançando esta Pratica de Evangelismo Periodicamente no Face, para que alguém aperfeiçoa tudo isto e seja uma pessoa Multiplicadora na Pratica das Boas Novas da Salvação em Cristo.

Tenho observado que cada pessoa tem sua própria Abordagem Evangelística quando vai fazer a Evangelização de Rua Casa por Casa, mais de uma forma simples vou procurar fazer aquilo que tenho observado durante muitos anos de Evangelização de Rua Casa por Casa, em que cada dia deste referido Trabalho Evangelístico vejo alguma situação em que temos usar de Estratégia para Abordar a Pessoa.

– Na Evangelização de Rua Casa por Casa, quando a pessoa que vai fazer a Evangelização anunciar a sua presença em uma Casa, a nossa tendência geralmente é encostar no portão ou na grade da cerca, não faça isto deixa um espaço de uns quarenta centímetros, isto para não ser pego de surpresa com cachorro bravo, porque quase sempre as grades tem um espaço que cabe a cabeça de um cão bravo, veja as fotos 1, 2 e 2.1:

– Muito bem feito esta pequena observação no acima citado, então continuaremos o raciocínio sobre como fazer a Abordagem Evangelística, após termos anunciado a nossa presença em uma Casa, a pessoa que atender, procura dizer:

Bom dia, meu nome é…e demais Equipe chama … Cita o nome de um por um. E todos devem cumprimentar a Pessoa que atende esta Equipe. Em seguida a esta apresentação passa a dizer o que pretende fazer, diz:

Queremos falar de Jesus Cristo, bem como também distribuir presente para Criança, falar da História Bíblica para Criança, estamos também fazendo um Censo Bíblico que são oitos perguntas todas relacionada a Família com elo de ligação da Igreja, e este Folheto Evangélico é teu toma, mais antes de explicar este Folheto por favor chame outras pessoas de sua Casa para que junto podemos ouvir a Palavra de Deus. (Sempre tem pessoa que vai chamar outras pessoas que estão em sua casa, isto tenho notado, mais atenção por outro lado também pode acontecer que um ajuntamento de pessoas alguém de propósito pode afrontar a Palavra de Deus, por isto é interessante sempre manter a calma e qualquer incidente desta natureza, agradece e não fique discutindo e diz para a pessoa que lhe atendeu que uma outra oportunidade vai vir para continuar falando de Cristo, agradece e vai embora.) Com este devido procedimento podemos atingir toda a Família. Ver Foto 3

Veja a seguir a dinâmica toda que foi relatado no acima citado para melhor compreensão da Abordagem Evangelística, veja:

– Muito bem perante a solicitação feita em pedir para que mais pessoa que esteja na casa venha a ouvir o Evangelho de Jesus Cristo, foi aceita e em seguida a pessoa que atendeu ao pedido apareceu com uma outra pessoa junto, Ver DESENHO 1

Nesta circunstância continua dizendo você tem criança, também ai na sua casa? por favor nós temos presentes e história da Bíblia para esta Criança pode chamar para que seja falado também de Jesus Cristo, logo a pessoa também atende este pedido ver Desenho 2. Isto tenho observado em quase todo a Evangelização de Rua Casa por Casa em que faço junto a Igreja. É uma maravilha este tipo de Procedimento é uma dadiva de Deus mesmo para conosco.

Veja como que toda a família estão reunindo para ouvir a Palavra de Deus, nunca vi isto em livro nenhum isto eu aprendei depois de fazer algumas pratica de Evangelismo, foi quando comecei a pensar como fazer para que mais pessoa da família venha também OUVIR O EVANGELHO DE CRISTO!!!, então coloquei isto em pratica e dá certo mesmo. Tanto na Rua como em Casa.

– Veja que esta Estratégia se assim procedermos conforme dito no acima citado podemos atingir toda a Família para falar de Jesus Cristo, veja o Desenho 3.

Resumindo aqui ao que foi dito com relação aos Desenhos de números 1, 2 e 3.
– É importante quando anunciamos a nossa presença nas casas das Pessoas e quem atende, dizer por favor chame outras Pessoas que estão em sua casa para ouvir o Evangelho de Jesus Cristo, e a Pessoa que atendeu sempre chama mais Pessoas, se você perceber que não veio as Crianças, então diz tem Crianças ai, chame também por favor porque temos história da Bíblia para mostrar para esta Criança e também temos presente para dar para a Criança. Com este procedimento é o nosso objetivo atingir toda a Família com A PALAVRA DE DEUS, agora imagina quantas Pessoas vão ouvir o Evangelho, em uma área do espaço geográfico com 16 quadras. Esta é uma das boas maneiras da ABORDAGEM EVANGELÍSTICA na prática do EVANGELISMO.

Agora veja a continuação da explicação da Abordagem Evangelística em cima de fotos Reais que serve de exemplo (fotos a título de ilustração para fins didático) para o entendimento de toda esta dinâmica da Evangelização de Rua Casa por Casa como proceder com relação a Foto 4.

Pede a Licença para afastar um pouco para explicar da história Bíblica para a criança enquanto isto a outra pessoa da Equipe já começa a evangelizar a pessoa adulta que estão presente, e isto se faz da seguinte maneira: Nós devemos entregar o Folheto Evangélico, e imediatamente, falamos acompanha a leitura neste folheto a partir do nº 1 até ao 4. E lemos todos estes versículos da Bíblia, e a pessoa para qual nós estamos pregando acompanha o mesmo versículo que está no folheto evangélico.
Muito bem cada versículo que foi lido, deve fazer a sua respectiva explicação. Uma Observação, ao Entregar o Folheto Evangélico, nunca diz assim: Por favor você aceita este folheto?

Mas sempre diz assim:
Toma este folheto Evangélico este aqui é seu, vamos fazer a leitura do mesmo eu leio aqui na bíblia e você acompanha neste folheto.

Porque a razão deste PROCEDIMENTO, é porque dependendo como você fala, a pessoa diz não, porque até parece que quem evangeliza, se proceder desta maneira, “Por favor você aceita este folheto”, isto da a entender que este modo de ação está estimulando um NÃO!!!, é o contrário, nós temos que quebrar a resistência do espírito maligno no nome de Cristo, e sempre procurando não facilitar jamais ao estímulo desta resistência. E se você diz “Toma este folheto Evangélico, é seu”, é muito difícil a pessoa dizer NÃO!!! porque desta forma estamos quebrando a resistência diabólica.

Depois de tomadas todas estas cautelas, imediatamente você explica toda a mensagem evangelística que escolheu no folheto para fazer a sua explicação, no final da explicação dada, pergunta o que entendeu para que você possa saber se necessita de mais explicação ou se a pessoa já entendeu o que foi explicado.
E também não esquece de pedir para fazer o censo bíblico.

Veja a Foto 5 é irmã Professora da Escola Dominical, ensinando as Crianças em sua Casa.

Veja a Foto 6, todo os Trabalhos Evangelístico feito nas Casas também são feitos nas Ruas.

DA ABORDAGEM EM BARES
Geralmente em uma Campanha de Evangelização de Rua Casa por casa em volta da igreja nos deparamos com Bar, nesta circunstância nós devemos ser o breve possível, ler apenas um versículo e explica o conteúdo desta Palavra de Deus, faz o convite para a pessoa ir na igreja, bem como pergunta se aceita a Cristo como Salvador de Sua vida pessoal. Tira o endereço e diz que vai fazer uma visita ao mesmo.

É interessante também antes de Planejar este tipo de Evangelismo, que entra em contato com Presidente de Casa de Recuperação de pessoas dependente Químico, no sentido de deixar colocar a pessoa que por ventura vai encontrar e quer ajuda para isto. Bem como também entra em contato com Presidente da Casa de Apoio para da mesma forma pessoa que não tem nenhum teto para morar e quer ter ajuda procura enviar esta pessoa para estes lugares.

Nas Cidades Ribeirinha eu procuro levar vários pacotinhos contendo alguns anzóis de vários tamanho para dar para as pessoas das quais iremos Evangelizar em suas respectivas Casas, isto tem dado muito resultado porque as pessoas atende dentro de sua casa e dá a maior atenção para a Palavra de Deus, inclusive tem pessoa que vai ao Culto durante a noite, e aceitado a Jesus Cristo como Salvador de sua vida, portanto as igrejas devem investir mesmo no EVANGELHO DE JESUS CRISTO!!! Veja as fotos 7 E 8.

OUTRA SITUAÇÃO PARA A QUESTÃO DA ABORDAGEM EVANGELÍSTICA VEJA:

1 CORÍNTIOS 9:22 PARTE B:

22 “… Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns.”

Observa-se bem esta frase bíblica, acima citado, SERÁ QUE MUITAS PESSOAS, que fazem a Evangelização de Rua Casa por Casa, pensam neste versículo supracitado, quando vai Evangelizar as pessoas ao receber de “cara” a resposta NÃO? Realmente temos que fazer mesmo de tudo para ver se a pessoa se convence em dizer SIM, para poder continuar a ter um diálogo a fim de Explicar ao Evangelho de Cristo, temos sim que fazer de tudo mesmo e não desistir com o primeiro Não, porque o que eu tenho percebido é que geralmente a maioria das pessoas dizem Não. Se continuar insistindo, geralmente a pessoa vai atender para que falemos da Palavra de Deus, inclusive tem pessoas que ao final da Mensagem Evangelística tem aceitado a Cristo como Salvador de sua vida, agora é lógico que se você perceber com sua insistência de falar da Salvação, para a pessoa e está ainda mesmo assim insistindo em não querer ouvir o Evangelho, anote este endereço, e agradeça a pessoa e diga que algum dia voltará novamente para falar da palavra de Deus, entra em Jejum, oração, intercessão pela pessoa que não atendeu, e volta lá novamente, para falar com a mesma pessoa. É isto aí, o Evangelho de Cristo temos mesmo que fazer de tudo para ver se algumas pessoas sejam salvas em Cristo. Lembra de que realmente estamos numa GUERRA ESPIRITUAL, e esta Guerra quase sempre continuará, mas um dia chegará ao fim de tudo isto. (Também eu percebo que quando vai fazer um Evangelismo, se toda a igreja se preparar uns dias antes do Evangelismo, em oração, intercessão a Deus, Santificação, passar a madrugada a dentro orando com a igreja etc, quase não tem este tipo de surpresa desagradável em um Evangelismo, onde até pessoas que são feiticeiros nos dão toda a devida atenção. Já vi isto, muitas vezes etc…).

Mas a melhor abordagem é aquela dirigida pelo ESPÍRITO SANTO, este por sua vez nos surpreende com aquilo que a gente muitas vezes pensa isso daqui vai ser difícil ter pessoa para aceita a Jesus Cristo, quanto mais vir para a igreja assistir o Culto a Deus, e ao final do tempo dado para fazer a Evangelização, agente é surpreendido pelo Resultado com várias pessoas que aceitaram a Cristo, bem com sua presença na igreja, isto faz com que nos dá a lição de que a OBRA É DE DEUS, nós somos o PRIVILEGIADOS DE DEUS PELA SUA MISERICÓRDIA EM DEIXAR A GENTE PARTICIPAR DESTA GRANDIOSA OBRA ISTO QUE É O MAIOR PRIVILÉGIO QUE POSSA EXISTIR MESMO DA OPORTUNIDADE DE TODOS PARTICIPAREM É ESTA A MENTALIDADE QUE TEMOS QUE TER NA OBRA DE DEUS!!!

MISSIONÁRIO: ÉRICO ALBUQUERQUE.
www.evangelismoja.com